segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Fenômeno da Sincronicidade

Um termo que não é novo nem muito conhecido mas que nos ocorre durante toda a vida.

Você já se deparou com algum fato que não estava previsto ou que não deveria acontecer, mas que fez uma diferença significativa na sua vida ? Um desvio não programado que resultou numa experiencia fascinante ?
Existem muitos fatos que não estavam programados mas que ocorrem e nós levam a rumos totalmente diferentes.

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado,uma coincidência significativa entre eventos psíquicos e físicos. É necessário que consideremos os eventos sincronísticos não a relacionado com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa" uma coincidência que desafia ao acaso.

O que o Carl quer dizer com sua teoria é que os acontecimentos que nos ocorrem e que não tem relação alguma, mas que em si  nos causam uma mudança significativa, podem não estar ligados a coincidência mas sim em uma relação do psíquico com o físico, é um termo difícil de se explicar, pois se confunde com a casualidade, mas a sincronicidade é muito mais que meros fatos aleatórios que podem ou não em resultar em algum significado para nós.

A sincronicidade nao é mera casualidade que compreende a relação entre um evento (a causa) e um segundo evento (o efeito), sendo que o segundo evento é uma consequência do primeiro, vai além, carl acredita que, por traz de um sonho que você tem com um ente querido que, minutos mais tarde quando voce acorda vos liga, o evento esta ligado a uma consciência coletiva, como se nós através do nosso subconsciente estivermos conectados. 

Exemplos:

Um sonho com uma gravidez que pode se traduzir dias depois na descoberta da paternidade ou na gravidez de um parente.

Uma distração pequena no percurso de um pedestre, que pode resultar em um grave acidente de carro.

Um convite para uma festa inesperada que pode resultar num romance que leva ao casamento.

Jung tenta colocar numa forma cientifica, um termo que pra muitos se traduzem em varias coisas, alguns deles são: Casualidade, mera coincidência ou para os religiosos providencia divina.


Seria a sincronicidade uma mera casualidade ou coincidência ? Uma manifestação psíquica que esta ligada ao universo através do subconsciente  e que exerce significativa relação com o mundo físico ?

A sincronicidade para alguns podem ser traduzida com um ser superior que controla e rege todas as vidas por meio de elementos psíquicos que influem no físico, basta você leitos decidir qual linha quer seguir.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário