sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O desenvolvimento sem Controle esta destruindo o mundo.

O Mundo hoje vive numa crise generalizada e Desesperada pela preservação do meio ambiente, embora a humanidade tenha consciência do problema que o desenvolvimento econômico sem controle traz a natureza desde a meados dos anos 70, porque nao são tomadas medidas mais efetivas para a preservação do meio ambiente? Porque o mundo parece nao enxergar que o Fim da raça humana esta mais próximo do que pensamos? Porque nao acreditamos nas previsões dos cientistas?

Essa é a grande questão que nos permeia quando vemos as grandes catástrofes naturais recentes, Como Tsunamis, Furacões, Enchentes, Granizo e por ai vai, a humanidade esta muito preocupada com seu próprio nariz esta tao individualizada e consumista que para ela é muito mais importante ver uma calçada limpa que desperdiça agua e que a chuva pode lavar depois  do que ver faltar aguá mais tarde, ela esta míope quanto aos fatos recentes e nao quer que as consequências desses atos a afetem, mais como ? Se dependemos diretamente da Natureza para nossa subesistência.

Aos poucos o países estão tentando encontrar medidas mais efetivas para o Desenvolvimento sustentável. Palavra essa que ouviremos a partir de agora pelo resto da existência da humanidade e dependera dela o nosso futuro, propostas existem para encontrar formas para o crescimento econômico tanto como a preservação dos recursos naturais.

Nos como consumidores podemos contribuir NAO ADQUIRINDO PRODUTOS OU SERVIÇOS PROVENIENTES DE EMPRESAS,  QUE OS OBTIVERAM AGREDINDO A NATUREZA. Sempre preferir produtos e serviços ecologicamente corretos, Porque se compramos ou consumirmos tais produtos e serviços estamos contribuindo para a degradação do meio ambiente e incentivando essas  empresas a retirarem mais e mais recursos naturais.


O desenvolvimento Sustentável é a chave  tanto para o desenvolvimento humano quanto da natureza, O mundo agora pede medidas efetivas para combater esse mal que nos assola desde da segunda guerra.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Intolerância, mal que nos acompanha desde a existência.

Desde de que me entendo por gente, vejo seja na televisão ou na em certos fatos vivenciados, a intolerância, que é a atitude do ser humano de nao  respeitar ou reconhecer as diferenças, mal que nao é  inato mas que a sociedade nos impõe desde pequenos, imposição essa que muitas vezes é passada sem se perceber, e que traz tanto sofrimento para o intolerado, no caso negros, pessoas muito magras ou gordas, tímidos enfim tudo aquilo que difere do padrão imposto pela sociedade. Temos que combater veementemente essa mal que não acomete respeitando tanto o próximo como a nos mesmos, nao nos auto punindo por nao estar no padrões de beleza da sociedade ou por se tímido e nao ter muita desenvoltura num ambiente social, somos assim diferentes e vivemos e aprendemos com nossos erros e com os erros dos outros, Muitos dos psicopatas que se vê na televisão sao gerados a partir da intolerância que começa na escola o chamado bullying que destrói qualquer laço que a criança possa ter na escola, o ser humano foi feito para socializar-se e se ele e privado disso ele é levado a loucura e sentimento de suicídio muitas vezes, depois de muito tempo a escola  percebeu que esse problema afeta muito a criança no estudo e resolver combater esse mal que faz tanto as crianças sejam evasivas. Eu acho que aos poucos a humanidade tem encontrado caminhos de se entender, mas para que a humanidade cresça nesse contexto, preciso que haja muito mas educação, porque so com o autoconhecimento e educação a humanidade seria inclusiva e acolhedora dos diferentes, como no caso da AIDS que a pouco tempo as pessoas tinham ate medo de tocar em que era portador da doença, agora já passa a tolerar mais, nao que o preconceito contra a AIDS esteja acabado longe disso ... Mas aos poucos nao minha opinião a humanidade esta se entendendo mais e se respeitando mais, apesar de todos os casos que vemos todos os dias na TV que só visa o sensacionalismo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O objetivo Por atrás do esforço

Desde de pequenos somos condicionados a lutar pelo que queremos , seja na conquista tanto de um bem material ou emocional, a derrota ou vitória dependera somente de nossas escolhas, esforços ou privaçoes nossa vida é cheia de surpresas que as vezes nao estamos preparados para ela. Nossos esforços para conquistar algo material as vezes leva a vida inteira como a casa por exemplo ou um carro, mas as vezes ficamos tao vidrados nessa de conquistar e conquistar que nos esquecemos que a vida nao é feita de conquistas tanto emocional quanto material e que essas conquistas nao nos tornaram felizes, mas sim de aproveitar essas conquistas por exemplo voce conquista uma casa , certo conquistei minha casa agora eu quero um carro, conquistei um carro agora o que mais eu quero ? as pessoas estao tao perdidas em seus desejos e consumimo exagerado que esquecem que a vida é uma mais que uma casa um bom trabalho e um carro, com bens materias se sobrevive nao se vive, viver , ter vida é algo maravilhoso mas tem que ser aproveitada da melhor forma possível, conquitar algo que se quer muito é muito bom sim mas nao focar só na conquista é algo imprescindível para que nao se te leve a ter uma doença caso nao ha conquiste.
O esforço para qualquer conquista é valido mas ponderar é preciso para que nao se adoeça por conta disso, frustracoes e dificuldades no longo caminho que leva a conquista certamente existem mais , tem hora que se em que relAxar e deixar rolar, nao se preocupar, e quando menos esperar voce conquistou !! as duras penas mais conseguiu , a vitória e magnífica, linda , confortante, mais é necessário aprender a perder

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Ditadura do Campeão

Desde de que nascemos somos condicionados e aconselhados a sempre sermos os melhores, a vencer, mas quando perdemos somos icentivados a nunca desistir e tentar sempre outra vez. Em nossas cabeças nos pensamos que numa competicao, o unico que deve ser aplaudido é o campeao, aquele que ficou em 1º lugar e sempre nos esquecemos de aplaudir o segundo, terceiro , quarto etc. Essa linha de pensamento nao só cabe a esse tipo de situacao, no caso uma competicao mais em casos simples como na escola, em algum curso, faculdade. Sempre o "melhor" é aquele que recebe a atencao dos seus professores é sempre o mais elogiado, mais requisitado, Mas digo esta ERRADO, aqueles que tambem merecem  atencao sao aqueles com dificuldades, aqueles que dao mais trabalho, os fracassados, os filhos dificeis, eles sim tem que ter maior atencao , porque  na maioria das vezes sao o que sao por falta de atencao ou rejeição por parte daqueles que o cercam, repreender os que falhao é um erro gravissimo, desistimular os que perdem é um pecado e ignorar aqueles que nao sabem é perder a fé na humanidade , temos que saber que basta um instante para nos tornar do melhor ao pior, so depende das circunstancias que as vezes sao inevitaveis, e pesao nas nossas escostas , a mensagem que deixo é apaludao os que perdem para que eles nao percam a fé em si mesmos, professores , pais, a todos, nao ignorem aqueles que fracassam, aqueles que sao rebeldes, arredios, descontrolados , porque se fizerem isso estaram nao só os abandonando, mas sim toda a humanidade e ate voces mesmos , porque nao estamos passiveis de nada nessa vida , de que num momento de descontrole vir a ofender alguem, brigar com alguem, fazer algo errado e sermos julgados pelo que fizemos sem ao menos termos o direito de resposta.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo ano, Um recomeço

Vem chegando o final do ano todo mundo naquela expectativa, fazendo suas promessas para o ano que vem chegando, seja de longo ou curto prazo todos nós temos nossos anseios para o ano que vem chegando, mas muitas das vezes os anos passam e nossos problemas e desejos continuam la , e então nos fazemos uma auto avaliação do ano e dizemos:
-  Esse ano foi ruim.
Embora um novo ano seja tempo de renovação , que todos estão naquele clima de renovação estão todos com animo, um NOVO ANO quem faz somos nós, temos que avaliar o que deu errado no ano que passou e tentar resolver esse ano , os problemas nao irão simplesmente desaparecer só pela virada do ano , nossos problemas continuaram esperando solução e nossos desejos e sonhos ainda estão só na imaginação. Temos que encarar o Ano Novo como uma nova chance de fazer o que nao pudemos fazer no passado, Nao como uma solução mágica para a solução dos nossos problemas. Nao adianta voce passar a virada no ano de branco se voce nao se limpar dar barreiras que te impediram de alcançar seus sonhos e resolver seus problemas, Brinde o Novo ano Sim!!!  Mas como uma chance de realizar aquilo que nao conseguiu no passado e peça Coragem e paciência  para enfrentar os problemas que inevitavelmente virão .

A todos desejo um Ano novo  Esperançoso e  cheio  de Realizações.